quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prefeito estuda valorização salarial com APLB


Aberto ao diálogo entre o Executivo e os professores municipais, o Prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade - acompanhado da secretária de Educação, Dilza Reis, e do procurador do Município, Eduardo Ramos - reuniu-se com representantes do Sindicato dos Professores (APLB), na manhã do dia 23, em seu gabinete, na Casa da Lenha.

Durante o encontro, o Prefeito falou sobre os benefícios para os servidores e, sobretudo, as peculiaridades da área da Educação. Tendo esse setor como um dos mais importantes do município, por se tratar da base de formação do cidadão, Abade encaminhou a conversa abordando as várias faces do ensino, destacando aspectos como o plano de carreira da categoria, critérios para se fazer reajuste salarial, além da formação dos professores, estrutura pedagógica e física das escolas.

A reivindicação dos professores quanto ao aumento salarial foi tratada de modo positivo. O Prefeito adiantou que não se opõe ao reajuste, por desejar a valorização dos profissionais da Educação, assim como fez com outros setores. No entanto, frisou que não pode infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois se assim fizer, prejudicará toda a máquina administrativa com cortes de repasses e até afastamento do cargo, entre outras consequências.

“Quero encontrar uma forma legal para autorizar o reajuste salarial. Estou aberto quanto a essa questão e, como aqui vivemos uma gestão democrática, deixo claro também os entraves e impasses enfrentados pelo governo para um aumento ilegal. Por isso, quero que compreendam minha postura e se unam em prol de uma alternativa que satisfaça a classe”, afirma.

Os professores se declararam abertos a uma contraproposta do Executivo. A partir daí, discutiram a possibilidade de aprovar um abono salarial como uma dessas alternativas, “Abono esse que será concedido conforme a legalidade”, frisou a secretária, Dilza Reis. Outra proposta foi a de formação de uma comissão tripartite de representantes da APLB, Legislativo e Executivo, a fim de discutir a reformulação do plano de carreira do professor, seu estatuto e benefícios como o da regência de sala de aula. “Essas medidas visam fortalecer o Estatuto que ampara o professor”, concluiu o Prefeito.



Verônica Menezes - Redação
Hadja- fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário