terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mãe dá à luz em meio a um pasto na zona rural de Itamaraju e um menor faz o parto sozinho


O fato aconteceu na Fazenda Viviane, localizada no Parque Nacional do Monte Pascoal, quando um bebê foi gestado em meio ao pasto da propriedade rural. A mãe, Lucineide Santos Pereira, 32 anos de idade, relatou que estava em uma área da Fazenda Viviane e quando retornava para a sua casa, sentiu fortes dores. Logo em seguida por apresentar dificuldades de caminhar deitou-se no meio do pasto e gritou por socorro.

Um adolescente, que já ajuda como auxiliar de vaqueiro na fazenda, ouviu os gritos da mulher e correu para socorrê-la. Lucineide, que já estava com a bolsa rompida, disse que orientou o menor que cortasse o umbigo do bebê e amarrasse com um pedaço de cordão. Assim foi feito e um menino pesando 2,8 quilos nasceu.

Logo na sequência o adolescente avisou ao proprietário da fazenda que conduziu o recém-nascido e a mãe para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). Sem nenhum parente na cidade Lucineide acabou sendo acolhida na casa da senhora Orenice Viana dos Santos, muito conhecida por “Lena”, na rua Eurico Gaspar Dutra, nº 72, no bairro Fátima, região central de Itamaraju.

A princípio a criança terá o nome de Davi, até mesmo porque o pai ainda não viu a esposa e o seu filho após o parto inesperado. Lena relatou que manterá a mãe e o bebê em sua casa, até que estes estejam melhores. Diante das dificuldades relatadas pela mãe, inclusive de uma suposta rejeição do seu esposa, Lena já conseguiu um terreno na cidade e pretende a partir de agora iniciar uma campanha para que uma pequena casa seja construída para abrigar os dois.

Até agora ninguém soube informar o nome e a idade do adolescente que socorreu a mãe e o filho e praticamente fez o parto sozinho. Para cortar o cordão umbilical ele usou um canivete, ferramenta muito comum nas propriedades rurais.

Por Ronildo Brito e Lênio Cidreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário