terça-feira, 13 de julho de 2010

Primo de Bruno responderá por sequestro, homicídio e ocultação do cadáver de Eliza

O Ministério Público entrou com uma representação contra o primo do ex-goleiro do Flamengo Bruno, um adolescente de 17 anos por sequestro, homicídio e ocultação de cadáver da ex-amante do jogador, Eliza Samudio. A informação foi confirmada pelo promotor de Justiça Leonardo Barreto Moreira Alves, que acompanhou o depoimento do menor nesta terça-feira (13).

De acordo com ele, a defesa tem três dias para recorrer da representação. Se pegar o prazo máximo de medida sócio-educativa, o adolescente poderá ficar até três anos internado.

Veja a reconstituição do crime

A Justiça de Minas Gerais já decretou a internação provisória de 45 dias para o menor, que ficará no Centro de Internação Provisório no bairro Orto, zona leste de Belo Horizonte. Dentro deste período, uma audiência de instrução deverá ser marcada e o juiz dará uma sentença para o adolescente.

O membro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) Ariel de Castro Alves explica que, na área da infância e juventude, a representação é equivalente a denúncia contra um adulto feita na área criminal. Assim, a medida sócio-educativa funciona como a chamada “pena”.

- O menor não fica impune. Ele é responsabilizado, mas isso é feito com base no Estatuto da Infância e do Adolescente.

Para Alves, o fato de o adolescente ter colaborado com as investigações poderá ajudá-lo a ter a medida sócio-educativa amenizada nas avaliações que são feitas a cada seis meses durante a sua internação.

- Ele está contribuindo com a Justiça. Se não fosse ele, haveria uma dificuldade grande para os fatos serem esclarecidos. Além de ser um dos acusados como co-autor do crime, ele é uma testemunha-chave.

Alves ressalta ainda que existe uma preocupação com a segurança do adolescente que causou uma reviravolta no caso denunciando pessoas envolvidas no crime.

- Ele tem que ser protegido. Essa é a nossa preocupação. O Estado é obrigado a garantir a proteção.

Depoimento

O adolescente, que foi ouvido sem a presença dos pais ou de um responsável durante uma audiência de apresentação no Juizado da Infância e Juventude de Belo Horizonte, voltou a afirmar que Bruno não estava presente no momento em que sua ex-amante, Eliza Samudio, foi assassinada.

Segundo o promotor Leonardo Barreto Moreira Alves, o menor afirmou que Bruno esteve no sítio em Esmeraldas para um churrasco no mesmo dia em que Eliza foi morta. No entanto, ele nega a versão dada por outro primo do jogador, Sérgio Camelo, de que ele teria presenciado o assassinato. De acordo com ele, Bruno "ficou estarrecido e assustado porque não queria isso [morte de Eliza]".

O adolescente também confirmou a participação de Macarrão no assassinato de Eliza. De acordo com ele, o amigo de Bruno amarrou as mãos da jovem para que ela fosse estrangulada pelo ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola.

Ele voltou a afirmar que estava no local onde Eliza foi assassinada, mas disse que pediram para ele sair no momento em que o crime foi cometido. Segundo o menor, a ex-mulher de Bruno, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, ficou responsável por ficar com o filho da vítima, na época com quatro meses de idade.

O adolescente disse ainda que foi chamado por Macarrão para "dar um susto em Eliza" no dia em que a jovem foi sequestrada, e que no dia em que a jovem foi sequestrada e que não tinha dimensão de que rumo a situação iria tomar.

* Colaborou Luciana Sarmento, do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário