quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Porto Seguro Brigadistas recebem certificados para atuação PrevFogo


Os 14 brigadistas que passaram por curso e capacitação, em Porto Seguro, receberam seus certificados dia 30/11, das mãos do secretário de Meio Ambiente interino, Élio Brasil, e da gerente do Ibama regional, Cleide Guirro, em uma solenidade realizada na sede da secretaria. O evento contou com a presença do major da Polícia Militar, Câmara, instrutores do curso e servidores municipais.

O Programa de Combate a Incêndios Florestais está vinculado ao PrevFogo, do Ibama, que visa atender a áreas críticas, definidas por dois critérios: municípios onde foram identificados por satélite, mais de mil focos de calor ao ano, ou, municípios de relevante importância ambiental devido a presença de remanescentes. "Nos últimos anos não se detectou mais de mil focos de incêndios nesta região, entretanto, estamos numa área de elevada importância em relação à biodiversidade dos remanescentes da Mata Atlântica", explica a gerente do Ibama, Cleide Guirro, acrescentando que no Sul da Bahia, apenas dois municípios foram contemplados: Prado e Porto Seguro.

O programa consiste na formação de brigadistas de combate a incêndios florestais devidamente capacitados, equipados e pagos com recursos federais. A prefeitura de Porto Seguro abraçou essa causa, firmando uma parceria que viabiliza a sede para o funcionamento da Brigada e alimentação durante o período da capacitação.

O secretário de Meio Ambiente, Élio Brasil, informa que a Brigada foi contratada para atuar durante os cinco meses, no período do verão, quando se registra o maior índice de incêndios. "Além do combate a incêndios, os brigadistas também farão trabalho educativo junto às comunidades da zona urbana e rural", frisa o secretário.

Genilda Araújo é a única mulher brigadista da equipe. Ela conta que está satisfeita em assumir esse desafio para a preservação das matas e segurança da comunidade. "Esta é uma forma de mostrar meu empenho e compromisso com a questão ambiental, bem como, mostrar que nós mulheres estamos tão aptas quanto aos homens a assumir risco pela preservação do nosso planeta", conclui.

A Brigada está organizada em dois esquadrões, cada um com sete profissionais, que atuarão em turno de 12 horas. "Caso não haja nenhuma ocorrência, esse horário é respeitado, do contrário, o brigadista ficará à disposição até que consiga extinguir os focos de incêndios", destaca o instrutor da capacitação, André Santos.







Verônica Menezes - Jornallista MTB 07787

Nenhum comentário:

Postar um comentário