sábado, 12 de fevereiro de 2011

AVANÇA O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL DE UREGENCIA (SAMU) EM CABRALIA



A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) avança em Santa Cruz Cabrália. Em reunião realizada em Porto Seguro, entre os municípios que compõe a 8ª DIRES (Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Cabrália), ficou definida que a central de regulação será em Eunápolis. Definição necessária, para que Cabrália desse prosseguimento a estruturação do SAMU e a capacitação da equipe que ficará responsável pelo atendimento.
Após a decisão, o secretário de Saúde de Cabrália, Dr. Márcio Rocha, realizou no último dia 10/02, reunião com a equipe de regulação de Eunápolis e com a coordenadora regional do SAMU, Amara Maia. “Estávamos resolvendo vários entraves referentes à implantação da unidade, que não é simples, a definição de onde seria feita a regulação era um deles. Agora o processo caminhará com mais agilidade”, explicou o secretário.
A transferência da central de regulação de Porto Seguro para Eunápolis, ainda conforme informa Rocha, se deu exclusivamente por razões de ordem técnica. Modelo para região, o núcleo de Eunápolis foi o segundo a ser implantado no Estado e possui todas as condições estruturais para atender a todas as cidades que fazem parte da 8ª DIRES.
Os centros de regulação registra a coordenadora, foram criadas para que cidades com menos de 100 mil habitantes pudessem ser beneficiadas com o atendimento. “Os centros otimizam recursos e levam esse importante serviço a comunidades menores”.
No encontro, além do prazo de implantação, a operacionalização do atendimento em Cabrália também foi discutida. De acordo com a coordenadora, os documentos necessários para o funcionamento do SAMU em Cabrália foram encaminhados para a Secretária Estadual de Saúde, que fará o encaminhamento para o Ministério da Saúde. “Em um prazo de cerca de 50 dias deveremos estar recebendo a autorização para o funcionamento do serviço em Cabrália”, informou Amara.
Condições de funcionamento
A contra partida do município, registra o secretário, está adiantada, praticamente todo o material necessário já foi adquirido, bem como equipamentos. Uma equipe formada por 5 condutores e 5 técnicos em enfermagem começou a ser capacitada em Porto Seguro e terminará sua capacitação em Eunápolis.
Além destes passos, a coordenadora reforça a importância de se realizar em Cabrália um trabalho educativo e de conscientização para o uso adequado do SAMU. “É preciso realizar com toda a sociedade civil organizada ações educativas no intuito de coibir o trote, um dos principais problemas enfrentados pelo 192. Lideranças, professores e a comunidade em geral têm que se transformar em agentes multiplicadores. O atendimento é de emergência e muitas vezes ao atender um trote podemos deixar de salvar uma vida”.
Outra atividade executada pela Coordenação Regional será o mapeamento de áreas de atendimento no município. “Precisamos saber em que situação se encontra cada residência, ao enviarmos uma unidade do SAMU, existem locais onde as ambulâncias não conseguem chegar e temos que ter conhecimento, para que ninguém fique sem auxílio”, comunicou Amara.
Com a implantação do SAMU, espera se que sejam reduzidos os números de óbitos, o tempo de internação em hospitais e também as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.


Fonte: Sul Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário