sábado, 16 de abril de 2011

Porto seguro: Livro de arte mostra belezas do Sítio do Descobrimento





Porto Seguro - Dentro da Programação da Semana do Descobrimento, na noite de 18 de abril, às 19h no Museu de Porto Seguro, Cidade Histórica, será lançado o livro, com sessão de autógrafos e a exposição "Viagem Pitoresca pelo Museu Aberto do Descobrimento", do artista plástico Otoniel Fernandes Neto, com a participação do fotógrafo Clio Luconi.

As pinturas da exposição de Otoniel e fotografias de Clio estão contidas no livro de mesmo nome, e foram inspiradas na região delimitada em 1996 por Decreto Presidencial como o Museu Aberto do Descobrimento (Made), que abrange 78km de faixa litorânea.

O Made não se consolidou e as dificuldades para sua implantação acabaram por desvanecer o projeto, idealizado pela extinta Fundação Quadrilátero do Descobrimento. Porém ninguém nega a importância de se proteger esse sítio, que ainda conserva muitos aspectos descritos por Pero Vaz de Caminha há mais de 500 anos.

Segundo o professor Dorival Tadeu Cardoso, que redigiu a Introdução do livro de Otoniel "... o Sítio do Descobrimento é um lugar diferente daqueles que costumamos visitar. Aqui ficamos bem mais próximos de nossas raízes históricas do que em qualquer outro lugar. O cenário é representado pelos rios e pelo mar, pelas falésias e pelas praias, vilas, povoados e cidades".

As pinturas do artista plástico e as fotografias de Clio Luconi representam com forte luminosidade e colorido vigoroso, as paisagens e a diversidade cultural da região que compreende o litoral de Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, desde a foz do Rio Caí até o Rio João de Tiba

O resultado dessa viagem ilustrada pode ser conferido na exposição que ficará em cartaz no Museu de Porto Seguro de 19 a 30 de abril. E no livro catálogo "Viagem Pitoresca pelo Museu Aberto do Descobrimento", bilíngüe em português e inglês.
O projeto do livro foi patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Porto Seguro, e faz parte da Semana do Descobrimento de 2011.

O livro, bilíngüe, em português e inglês, possui, 144 páginas, edição de luxo, será vendido a R$ 40, somente no lançamento.

Após o lançamento será realizado o Concerto de Câmara, com a Orquestra Sinfônica do Descobrimento, às 20h30, na Igreja de São Benedito, com repertório de música barroca e entrada franca.


POR: assessoria de imprensa-PMPS

Foto dilvulgação da Pintura da igreja de São Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário