segunda-feira, 25 de abril de 2011

Porto Seguro 511 anos de descoberta do Brasil são retratados em selos e carimbos


Porto Seguro e a história do Brasil serão lembrados por mais uma bela e eficaz ferramenta de preservação da memória cultural do País. Trata-se da homenagem feita pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que lançou selo personalizado e carimbo com ilustrações e legenda sobre os marcos históricos do município.

A apresentação das peças aconteceu em uma solenidade realizada na Casa da Lenha, onde funciona o gabinete do prefeito, na manhã do dia 22 de abril, quando se comemora o Descobrimento do Brasil.

Divulgação a colecionadores

O gerente regional da região de Vendas III dos Correios, do Sul da Bahia, Aneilson Rocha, explica que o selo personalizado e o carimbo tem a missão de divulgar internacionalmente a história da descoberta do País. “Para isso, haverá publicações em revistas especializadas difundindo a novidade para colecionadores de todo o mundo. E o carimbo ficará na agência de Porto Seguro por 60 dias, depois desse período, será exposto no museu postal”, informa.

Todas as correspondências que passarem pela unidade de Porto Seguro serão obliteradas com a marca. Uma cópia ficará posicionada na central de vendas, no RJ, onde colecionadores poderão enviar suas correspondências para serem carimbadas.

Características

O carimbo é uma marca postal, feita para homenagear datas e eventos importantes do País. Esse carimbo comemorativo circula nas peças filatélicas e correspondências de instituições que pleiteiam sua emissão, propagando por meio de imagem e legenda, o tema que lhe deu origem.

O selo postal traz elementos significativos dos símbolos nacionais: o mapa do Brasil, preenchido por ipê florido, e a bandeira nacional tremulando sob o céu azul. A vinheta tem como imagem o Centro Histórico de Porto Seguro, tendo ao centro o marco do Descobrimento do Brasil, visualizando-se ao fundo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Pena e o Museu Histórico. Sobreposto, ocupando a parte central superior os dizeres: Nasci em Porto Seguro, meu nome é Brasil. No canto esquerdo, a logomarca da Prefeitura Municipal e no canto direito o numeral 511.

Perpetuando a história

A idéia de se fazer essa homenagem à terra mãe do Brasil surgiu há dois anos, quando o Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio de sua representação local, na pessoa de Sinaldo Bento, manifestou essa intenção. Há um ano, voltaram a conversar sobre o marcos dos 511 anos de Descobrimento do Brasil, junto ao secretário de turismo, Augusto Jones, que tão logo abraçou o projeto. “Consideramos importante divulgar a data como nascimento do País, levando em conta a terra máter, bem como, assim, perpetuamos a história do Brasil, além de aproximar as pessoas a esse marco tão importante para o Brasil”, diz o secretário.

“Pode parecer simples, mas não é. Esse é um momento em que perpetuamos história, valorizamos nossa origem e, bem sabe o valor disso são os colecionadores, que terão uma fortuna nas mãos daqui algumas décadas”, disse o prefeito, Abade, enaltecendo a iniciativa de preservar a cultura. “Durante muito tempo, a data do Descobrimento do Brasil não teve algum destaque no País. Queremos mudar isso, dando o devido valor à história do Brasil, resgatando as comemorações do aniversário da nação”, afirmou Abade.

Estiveram presentes ao evento vários os representantes dos Correios da Bahia; autoridades militares; empresários do ramo da hotelaria; além dos vereadores Pr Erivaldo Santos e Marcos Rodrigues, bem como os secretários de Administração, Lauro Setúbal; a de Governo e Comunicação, Sandra Rizo; o de Obras, Luis Froes; e o de Esportes, Oberdan Costa.



por Verônica Menezes

Fotos: Hadja

Nenhum comentário:

Postar um comentário