terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hospital da Mulher deve ser reaberto em fevereiro


Fechado em meados do ano passado, o Hospital da Mulher deve ser reaberto em fevereiro, dando nova esperança de melhoria no atendimento à saúde da população de Porto Seguro. Desde que o hospital municipal, localizado no Centro, teve os serviços suspensos, os atendimentos foram transferidos para o Hospital Luís Eduardo Magalhães (HLEM), o que aumentou excessivamente a demanda na instituição estadual. Com o aumento na procura durante a temporada de verão, tanto por pacientes de região quanto por visitantes, o atendimento no HLEM está sobrecarregado.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Kerrys Ruas, o prefeito Gilberto Abade conseguiu que o Ministério da Saúde aumentasse o teto de média e alta complexidade, “pois foi comprovado que o HLEM não tem condições de dar suporte pleno em atendimento à população”. “Ficou claro que a saúde precisa do apoio do município, através da estrutura do Hospital da Mulher e dos Postos de Atendimento de Trancoso e de Arraial D’Ajuda”, observou. “Com isso, a partir de fevereiro a secretaria já deve retomar todos esses serviços de média e alta complexidades, o que vai desafogar o HLEM e, consequentemente, melhorar o serviço de saúde da população de Porto Seguro”, salientou Ruas. Conforme a secretaria, o processo para a reabertura do Hospital da Mulher já está em fase de conclusão.

Kerrys Ruas adiantou ainda que, além da retomada de funcionamento do Hospital da Mulher, a secretaria também reabrirá várias agendas de procedimentos médicos especializados de pequenas cirurgias, que haviam sido suspensas no ano passado.

O secretário comentou que, a partir de fevereiro, a população vai perceber uma melhora na área da saúde. Ruas explicou que em janeiro a pasta está trabalhando internamente para que seja regularizada toda a situação administrativa e financeira e, em fevereiro, sejam retomadas as ações que haviam sido suspensas em 2010. “Estamos também com processo de licitação para comprar quatro ambulâncias, o que deve ocorrer em fevereiro, a fim de cobrir as unidades que estão sem veículo”, disse. “Além disso, estamos tratando da questão dos PSF onde há falta de médicos. No total, estão faltando cinco médicos. Abrimos o processo seletivo e acredito que até fevereiro sejam feitas as contratações”, completou.



Por: Xará
Foto: Xará

Nenhum comentário:

Postar um comentário