segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Inaugurado Centro de Amparo ao Adolescente
O Prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, participou da inauguração do Centro de Amparo ao Adolescente, localizado no bairro Cambolo, nesta sexta-feira, 6 de agosto. Em funcionamento há cerca de 15 dias, a instituição já atende 11 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, vítimas das drogas e do tráfico.
Segundo o pastor Manoel Vieira Neto, presidente do Centro de Amparo, o objetivo é atender aos adolescentes na época das descobertas, uma fase em que o trabalho pode ser iniciado de forma a mostrar rapidamente os transtornos que o vício pode acarretar. “Tratamos a todos com muito carinho, mas é importante ressaltar que usamos a palavra dura, pois eles precisam recuperar o caráter, que é o mais difícil, já que a maioria vem de famílias desestruturadas”, comentou Manoel, afirmando que a recuperação espiritual é a parte mais rápida do processo.
Enquanto estão no Centro de Amparo, os jovens não podem sair e participam de atividades internas, como a manutenção da casa, além de terapias em grupos e práticas esportivas. A maioria é encaminhada pelo Conselho Tutelar, pela Justiça e em alguns casos até mesmo pelos próprios pais, como foi o caso de N., de 15 anos, ameaçado de morte por dívidas com traficantes de um bairro da cidade.
Parceria com a Prefeitura
A recuperação dos adolescentes, adultos e mulheres que frequentam os centros de apoio Maanaim, contam com a importante ajuda e parceria da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.
A iniciativa de recuperar dependentes químicos em Porto Seguro teve início há cerca de um ano e meio, mas o trabalho já é desenvolvido há mais de 15 anos na cidade de Itabuna. “Aqui em Porto Seguro, começamos com os homens e hoje temos 42 internos em uma casa no bairro Village, depois trabalhamos com as mulheres que, atualmente estão em Coroa Vermelha, e agora vamos dedicar nosso espaço no Cambolo ao atendimento dos adolescentes”, explicou o pastor e diretor do Centro de Amparo ao Adolescente, Washington Luiz Carlos.
Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento, João Portela, o trabalho desenvolvido é extremamente sério e eficiente. Ele apresentou números de um estudo que comprova que centros de recuperação de viciados recuperam um jovem, enquanto centros de recuperação evangélicos são capazes de recuperar sete, através da força dos estudos bíblicos. “Devemos agradecer ao Prefeito Abade por seu apoio e sensibilidade a esta causa”, ressaltou.
O Prefeito afirmou que ajuda os trabalhos de recuperação do Maanaim há muitos anos. “Como empresário, já enviava uma cota mensal para contribuição nos trabalhos da instituição, que tem meu total respeito”, afirmou. Abade aproveitou a inauguração para conversar e rezar juntamente com os pastores e os jovens internos.
“A droga é um caminho sem volta, confiem em Deus e nos seus corações e passem a ter esperança em uma vida e um futuro novo. Vocês estão tendo esta nova chance”, concluiu.
Cyntia Farabotti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário