terça-feira, 8 de junho de 2010
Encontro traz novas perspectivas para educação
Diretores, coordenadores, vice-diretores e bibliotecários das escolas municipais de Porto Seguro, totalizando 220 profissionais da educação, vivenciaram, no Hotel Vela Branca, um dia diferente da rotina de trabalho, quando tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, discutir a situação da educação no município e buscar novos horizontes para melhorar o desempenho dos professores e alunos da rede municipal.
O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, fez questão de cumprimentar os profissionais durante o evento, que aconteceu dia 31 de maio, com a presença também da superintendente de Educação, Dilza Reis. Abade aproveitou para informar os profissionais, sobre o projeto de lei do Executivo, que já está tramitando na Câmara Municipal, concedendo 10% de gratificação para os diretores e vice-diretores.
“Teremos um semestre de grandes desafios para melhorar a qualidade do ensino em nosso município. Só de ter vocês aqui hoje, interessados em aprimorar seus conhecimentos, aumentam nossas chances de corrigir as deficiências na educação”, afirmou o prefeito. Abade argumentou que no ano passado, as tragédias e a “politicagem” criaram um clima muito negativo entre a prefeitura e a categoria.
“As pessoas que me conhecem sabem quem eu sou. E daqui pra frente vocês também vão me conhecer cada vez mais e saber do compromisso que tenho com os professores, da minha abertura para dialogar e para fazer tudo que estiver ao meu alcance”, salientou Abade, acrescentando que seu compromisso maior é com todos os profissionais, os alunos e a qualidade do ensino no município. “Ao atenderem nosso chamado, vocês mostraram que vestiram a camisa da educação”, resumiu.
Futuro promissor
O prefeito lembrou as deficiências herdadas por sua administração, destacou os avanços já implementados, como a reforma e construção de novas escolas e acenou para um futuro animador com a implantação de novas unidades escolares em bairros como Parque Ecológico e Baianão, que ganharão unidades de alto padrão, com equipamentos que incluem áreas de lazer e até piscinas.
Durante o evento, os profissionais de educação assistiram a palestras com o escritor Alfredo Boulos, discutiram a importância da escolha do livro didático, o valor do comprometimento com a educação, e tiveram acesso aos números do Censo Educacional do Município. Através de sua palestra, com o tema “Brasil e África: um outro olhar”, o escritor apresentou uma abordagem especial sobre a África, diferente da visão inferiorizada e sofredora do negro africano.
Após um dia inteiro de trabalho, a professora Dilza convidou os participantes para um momento de descontração, cantando juntos a música “Deus e Eu no Sertão”, de Vitor e Léo. Em seguida, ela informou aos profissionais da educação, que a Secretaria está em negociação com o Banco do Brasil para que os professores possam ter acesso a uma linha de financiamento, através do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), para a aquisição de notebooks.
Para encerrar, houve o sorteio de kits escolares e a entrega de certificados.
Hilda Rodrigues
Fotos: Rodrigo Radja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário