domingo, 28 de novembro de 2010

A alimentação pode contribuir para um sono melhor.




O sono é o nosso período de descanso.

A insônia pode ser causada por motivos situacionais, ou seja, pode atingir uma pessoa que esteja passando por problemas e dificuldades em um período da vida, ou devido a doenças como depressão e ansiedade, por exemplo.

A qualidade do sono tem um impacto enorme em nossa vida cotidiana, pois problemas para dormir podem afetar o trabalho, a concentração e a habilidade de ínteração com outras pessoas. Durante o sono, o organismo e a mente se regeneram. As necessidades de sono variam de uma pessoa para outra, sendo a média ideal de 7-9 horas por noite. Como os hormônios de crescimento são liberados durante , bebês, crianças e adolescentes precisam dormir mais do que adultos. Alguns fatores podem conhecidamente afetar o sono, entre eles alguns fatores alimentares. O excesso de comida a noite, ou antes de dormir pode causar desconforto digestivo e dificultar o processo de adormecimento, em especial quando a refeição for rica em proteínas que costumam ser mais dificilmente digeridas. Pequenas quantidades de álcool podem ajudar a produzir sono, no entanto, na medida que o organismo metaboliza o álcool, o sono pode se tornar fragmentado. O álcool pode agravar a insônia. Outra substância que merece destaque no que diz respeito ao sono, são os alimentos e bebidas à base de cafeína que de um modo geral dificultam e atrapalham o sono. Merecem destaque neste grupo os cafés, chás, chimarrão, chocolates e bebidas a base de cola, que pessoas sensíveis devem evitar o consumo no período da tarde/noite. Alimentos ricos em gordura ou alimentos que causem indigestão ou azia são também responsáveis por um sono agitado ou dificuldades para adormecer. Pessoas com azia ou refluxo gastrico devem evitar alimentações pesadas e tardias que atrasam o esvaziamanto gástrico. deitar-se de estômago cheio estimula o suco gástrico é ácido a refluir para o esôfago, causando a azia desconfortável e desfavorável a uma boa noite de sono. É importante conhecer seus limites e evitar exageros no período da noite para que se usufrua de uma ótima noite de sono.

É importante ressaltar que todos nós devemos procurar ter uma dieta equilibrada para que o nosso organismo funcione de forma adequada. Antes de dormir deve-se evitar comidas de difícil digestão, comida em excesso, gordurosas e bebidas que estimulam. Portanto, evite chá preto e chá mate, guaraná natural, café, chocolate, refrigerante tipo cola - estimulam o sistema nervoso central. Evite também excesso de alimentos como carnes e temperos fortes.

Prefira comidas em menor volume. Tome sopas, caldos, mingaus. Leite morno contém triptofano, que contribui para induzir o sono.Um chá de camomila, maçã ou erva-doce antes de dormir pode ajudar.

Portanto, a qualidade do nosso sono afeta nossa vida já que dormindo bem descansamos e nos recuperamos.



Dra. Almirelle Lúcio dos Santos (Nutricionista clinica e terapeuta nutricional)

• Consultoria em nutrição, Reeducação alimentar, Nutrição esportiva, Nutrição estética, Dietas personalizadas
para obesidade, magreza, diabetes, colesterol, gestação. Atendimento e acompanhamento domiciliar. Personal Diet.

CONSULTÓRIO:Em Eunápolis e Barrolandia

Contato (73)3281-4122/32813672 ou 81360543/81858549

TORNANDO O ATO DA ALIMENTAÇÂO UM PROCESSO SAUDAVEL E PRAZEROSO! ( Nutricionista UVV.Pós em nutrição clinica-UVA)_

Até a próxima semana!


POR: Dra. Almirelle Lúcio dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário