quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeito Gilberto Abade doa terreno para Colégio Dr. Antonio Ricaldi



Após 48 anos, o Colégio Estadual Dr. Antonio Ricaldi, localizado no centro de Porto Seguro, passa a ser propriedade do Estado da Bahia, uma vez que o terreno no qual está instalado pertencia ao município até o dia 11 de agosto, quando o prefeito Gilberto Abade formalizou a doação da área, de 23.800 metros quadrados, o que possibilita a reforma da unidade, aguardada com grande expectativa pela direção, corpo docente e discente.

A regularização fundiária estava prevista na Lei Nº 966/11, que “desafeta da classe de uso comum e autoriza doação de área municipal para o Colégio Estadual Dr. Antonio Ricaldi”.

A solenidade de doação ocorreu no Centro de Cultura de Porto Seguro, na última quinta-feira, 11, data em que se comemora o Dia do Estudante, especialmente escolhida pelo prefeito.

Participaram do evento, além do chefe do Executivo: o presidente da Câmara Municipal, Pastor Erivaldo; os vereadores Carlito Martins, Paulo Onish, Nilson Cardoso e Gilvan Florêncio; a secretária de Educação; a diretora do colégio, Maria do Carmo Rosa de Jesus, e Sandra Regina Chagas dos Santos, coordenadora da Direc 08.

Diretora agradece ao prefeito

A diretora Maria do Carmo afirmou que o ato solene foi muito importante para a comunidade da instituição de ensino. “Temos que ter muita gratidão pelo prefeito Abade, porque foi o único a atender a essa antiga reivindicação. O colégio, que funciona desde 1963, não estava legalizado e, por isso, não podia receber recursos do Governo do Estado para sua reforma. Agora, já dispomos da documentação necessária”, informou.

Sandra Regina citou uma frase do escritor Rubem Alves, que diz “A política realiza os sonhos das pessoas”, como forma de ilustrar o que a atual administração municipal de Porto Seguro tem feito pela população. “O prefeito e os vereadores estão realizando o sonho do Ricaldi. Quando escolhemos os nossos representantes, acreditamos nisso. Os parlamentares votaram esse projeto, fazendo o que o povo esperava deles”, declarou, salientando que o colégio registra o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Direc 08.

A secretária de Educação parabenizou os estudantes, destacando que receberam um grande presente no seu Dia. “Está provado que o melhor lugar para se estar é na sala de aula. No caso do Ricaldi, a diretora me perguntou se o município iria retomar a área. Os edis tiveram a sensibilidade para analisar essa questão e encaminharam um projeto solicitando a doação ao prefeito, que o aprovou”, disse, acrescentando que uma escolinha de Sapirara não pôde ser reformada porque o terreno não estava legalizado. “Resolvemos aquela situação e o prédio já está em obras”, frisou.

Apoio do Poder Legislativo

O presidente da Câmara afirmou que foi procurado pelo vereador Gilvan Florêncio, que pediu para que intercedesse junto ao prefeito pela doação da área do colégio. “O prefeito acedeu de bom grado e hoje, no Dia do Estudante, está fazendo a doação”, pontuou.

Em seguida, os alunos Jeremias Freitas e Aymara Santos, do 2º ano B, entoaram a canção evangélica “Deus cuida de mim” e fizeram uma homenagem ao prefeito Abade.

Prefeito destaca novo conceito de educação

O prefeito enfatizou que a educação no Brasil é um grande desafio e que em Porto Seguro não é diferente, uma vez que as escolas locais registram baixos índices do IDEB. “Tenho orgulho de gerir uma cidade que tem uma escola com uma diretora desse nível. Quando o estudante se apresenta como aluno do Ricaldi, sabemos que é preparado para a vida profissional. Todavia a diretora e os professores, sozinhos, não conseguem desempenhar os seus papéis sem ajuda de alunos como vocês”, explanou o gestor, ressaltando que foi uma grande satisfação pessoal poder, num momento histórico, assinar a doação do terreno ao colégio estadual.

Divulgando o seu programa de governo, Abade mencionou a construção de um grande colégio no bairro Parque Ecológico, que terá piscina, cinema, teatro, escola de música e creche para 500 crianças, além de uma praça de alimentação, construído num complexo habitacional, onde morarão 2.000 pessoas. “Não mais faremos depósitos de crianças no município, mas lugares agradáveis, onde os estudantes se sintam mais a vontade do que em suas próprias casas. Parabéns a todos vocês pelo Dia do Estudante!”, exclamou.



Pedro Ivo Rodrigues

Fotos: Rodrigo Hadja

Nenhum comentário:

Postar um comentário