terça-feira, 24 de maio de 2011

Porto Seguro Agentes comunitários de saúde recebem certificados de cursos de capacitação


Após uma série de aulas teóricas que embasam práticas profissionais diárias, agentes comunitários de saúde de Porto Seguro receberam os certificados das atividades de educação permanente, realizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do bairro Baianão. A entrega foi no auditório do Colégio Municipal Frei Calixto, no bairro Mercado do Povo. Os cursos abordaram temas como: Cuidados com Medicamentos, Tuberculose e Hanseníase, Alimentação e Patologia, Saúde Mental na Atenção Básica e Educação Postural.

Para Ivonete Ventura, agente comunitária de saúde há nove anos, os cursos foram um grande incentivo ao desenvolvimento de suas atividades profissionais. Ventura destacou o trabalho do NASF como fundamental para o acesso do usuário aos serviços SUS. “Nos cursos de capacitação fui informada que a comunidade pode contar gratuitamente com ajuda de psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social e nutricionista”. Ela conta que, no bairro onde mora, testemunhou o trabalho que a psicóloga desenvolveu para restaurar a auto-estima de uma paciente que havia tentado suicídio. “Hoje, a paciente trabalha e cuida da família”, comemorou. Contou que o trabalho da fisioterapeuta recuperou os movimentos e a alegria de um paciente, o farmacêutico orientou sobre a destinação certa dos medicamentos vencidos, e, após acompanhamento de nutricionista, uma dieta ajudou uma vizinha a equilibrar o peso. Também disse que o acolhimento dado pela assistente social a crianças que recebem maus tratos, ajudou na luta contra a violência.

Segundo a nutricionista Andria Marques, o NASF desenvolveu 90 ações coletivas no Baianão, atendendo quase duas mil pessoas no ano passado. As atividades continuam semanalmente nas seis Unidades de Saúde da Família (bairros Paraguai, Mercado do Povo, Casas Novas, Praça do Coelho, Gravatá e Parque Ecológico).

O NASF é uma proposta do Ministério da Saúde para implementação nos municípios e atua em conformidade com Programa de Trabalho de Prevenção com Base na Educação. É um trabalho multidisciplinar e intersetorial, realizado em parceria com vários órgãos e instituições. Porto Seguro tem quatro equipes de NASF que trabalham com educação e saúde na comunidade e educação permanente com os profissionais.



Alexandra Soares

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário