quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Porto Seguro Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento promove capacitação para conselheiros


Visando a qualidade dos serviços prestados à criança e ao adolescente pelos conselheiros do Condica e ações do Conselho de Assistência Social, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu capacitação, no dia 1º de dezembro, no auditório da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.

A consultora especialista em política da assistência social da empresa Nana Pinheiro, Margarida Jambeiro, explorou durante o curso a questão de proteção social e o Suas. Foi esclarecido que o programa de proteção social se ocupa do enfrentamento de vulnerabilidades, riscos, vitimizações, fragilidades e contingências ocasionadas a indivíduos e famílias na trajetória do seu ciclo de vida por decorrência de questões sociais, econômicas, políticas e ataques à dignidade humana.

Na oportunidade também foi feito um diagnóstico histórico da assistência social, apontando que em meados de 1998 a área agia de forma a ajudar, auxiliar e filantropia; no quesito assistencialista, a atuação era no âmbito de doações, benefícios e favoritismo, por fim, cita-se a atuação pública.

Diante dos dados apresentados, foi exposto o novo modelo do trabalho de assistência social adotado no Brasil, onde há rigorosos programas sociais a serem seguidos e, que estão dando resultados positivos. "Essa nova forma de gestão, exige orçamento, gente capacitada, diretrizes éticas, além de ações continuadas", frisa a palestrante.

As leis e normas que regem esse setor no âmbito nacional, estadual e municipal foram amplamente discutidas, de forma a atualizar os conhecimentos dos conselheiros a estarem aptos a fiscalizar, intervir, proteger, defender direitos e estabelecer vigilância social, atuando junto às mais variadas esferas da sociedade, o que é um pilar de sustentação da política pública de assistência social.



Verônica Menezes - Jornalista (MTB 07787)

Fotos: Hadja

Nenhum comentário:

Postar um comentário